Sabemos que peças de mão bem cuidadas são imprescindíveis para atender bem os pacientes, afinal, elas são as grandes companheiras da rotina de trabalho.

Uma boa manutenção é crucial para não comprometer a vida útil e evitar falhas precoces nos instrumentos. Por isso, separei 4 dicas simples para ajudar a cuidar das suas peças de mão. Confira!

Lubrifique suas peças

Deixar de lubrificar as peças de mão antes da autoclavagem compromete a qualidade dos rolamentos e o funcionamento correto da pinça, diminuindo a vida útil dos seus instrumentos.

Não use produtos agressivos

O uso de produtos químicos fortes antes da lubrificação e esterilização é desnecessário. As interações químicas que acontecem durante a esterilização também podem comprometer a vida útil das peças. Portanto, use apenas água morna, um detergente suave ou soluções específicas que previnem a oxidação.

Utilize uma escova

Antes de levar as peças para autoclavagem, utilize álcool a 70% na parte externa da peça de mão e limpe com uma escova. Esse processo remove os detritos e evita que se forme uma fina camada aderente que propicia a proliferação de novas bactérias.

Leve as peças para autoclavagem

Lembre-se que usar somente álcool a 70% e a escova não é suficiente. Isso compromete a qualidade dos instrumentos e também coloca em risco a saúde dos paciente.

Com esses passos simples, você consegue garantir uma durabilidade maior para os seus equipamentos  e evitar surpresas, manutenções e gastos desnecessários!