Quando se fala em limpeza e esterilização do instrumental, precisamos tomar muito cuidado com um elemento imprescindível para esses procedimentos: a água.

Muitos talvez não saibam, mas a utilização de água destilada nesses processos é fundamental tanto para assegurar a qualidade do ciclo de esterilização quanto para garantir a durabilidade e bom funcionamento da sua autoclave.

E por que precisamos utilizar a água destilada? Durante o processo de esterilização, o material é exposto a um vapor saturado seco, em temperatura, pressão e tempo específicos. Com isso, a umidade e calor desnaturam irreversivelmente as enzimas e proteínas estruturais dos microorganismos, destruindo todos eles.

Ao utilizar a água convencional da rede de abastecimento durante esse processo, você corre o risco de bloquear o orifício da saída do vapor com os sais minerais e metais pesados presentes na água. Com isso, serão formadas bolsas de ar que inibem a elevação da temperatura, comprometendo todo o processo de esterilização, além de danificar os instrumentais.

Dessa forma, recomenda-se a utilização de água destilada em todos os processos da sua autoclave como método preventivo à ocorrência de danos no aparelho ou no ciclo de esterilização!