Se você não se preocupa com a sua sala de espera, chegou a hora de dedicar mais atenção a isso. Seus pacientes já começam a avaliar a experiência de ser seu cliente nesse espaço que, há muito tempo, deixou de ser apenas um ambiente para esperar a consulta e passou a ser algo que traz vantagens competitivas para sua clínica.

Destacamos aqui, algumas dicas para aumentar a percepção de valor dos seus serviços, influenciando de maneira positiva a satisfação de seus paciente. Confira!

#01 Wi-fi a gente não nega pra ninguém!

Já que hoje em dia todos vivem conectados, por que não usar o Wi-fi a favor do conforto dos seus pacientes? Assim, eles podem conversar com outras pessoas pelo WhatsApp, navegar pelo Facebook, ir ao banco ou fazer qualquer outra coisa na internet enquanto esperando pela consulta.

Divulgue a disponibilidade do Wi-fi de forma clara (avisos na parede, por exemplo), e considere habilitar um dispositivo de check-in na fanpage da sua clínica no Facebook para aumentar o engajamento de seus pacientes!

#02 Recepção e receptividade: a secretária faz parto do jogo!

O primeiro contato do seu paciente é com a secretária ou recepcionista, por isso é muito importante se preocupar com esse atendimento. Faça pesquisas de satisfação com seus pacientes e realize treinamentos e capacitações sempre que possível.

O espaço da recepção também deve ser planejado para deixar o atendimento mais ágil - vale à pena manter os equipamentos ao alcance das mãos para não atrapalhar a eficiência e produtividade. Outra coisa bacana é considerar o uso de uniformes para sua equipe. Isso traz um ar de profissionalismo para a clínica - o que certamente é percebido pelos pacientes e gera valor!

Dica: Faça cliente oculto e tente agendar uma consulta - crie objeções como tentar encaixar uma urgência ou marcar em um horário que você não atende, para observar como a secretária lida com elas.

#03 Móveis e decoração: percepção que gera valor!

A escolha dos móveis e cores da sua clínica também merece atenção, pois um ambiente agradável é capaz de agregar valor e influenciar a percepção do seu paciente. Isso  não significa altos investimentos em peças decorativas e adereços, mas vale observar alguns sinais, como: uma sala de espera com espaço para dez pessoas se sentarem pode passar a impressão de que “aqui demora”, ao passo que uma sala com menos lugares pode transmitir um ar de conforto e valor.

Dica: Utilize objetos que remetem à sua especialidade para dar um toque de personalização e escolha móveis que privilegiam o conforto - é melhor estar em um ambiente aconchegante para que a espera não seja desagradável. Lembre-se de considerar acompanhantes e pacientes com necessidades especiais e não deixe que os móveis atrapalhem o fluxo de movimentação, que deve ser de fácil acesso.