Você é profissional? Mas seu e-mail também é?

A importância de sua clínica ser reconhecida pelo Google é de fundamental relevância para o sucesso de seu negócio. Neste exato momento, quantas e quantas pessoas estão justamente nele procurando por serviço odontológico, e o fato de você estar presente ou não determinará se será considerado enquanto prestador de serviço.   

Dentro desse contexto digital no qual sua imagem, sua marca e suas qualificações são colocadas à prova, detalhes podem fazer a diferença em seu favor quando pensamos em credibilidade e no quão profissional você se apresenta. 

Parte da sua apresentação digital diz respeito ao seu e-mail e este é o tema que será abordado neste artigo, pois este, de maneira quase subliminar, é um indicativo do quão profissional tende a ser você ou o seu negócio. Você já pensou sobre isso?  

Se alguma vez você já passou pela situação de procurar por um serviço na internet, ou de pedir um e-mail para contato de algum prestador de serviço, e receber um retorno via e-mail padrão,  típico dos e-mails pessoais (@gmail, @hotmail, @yahoo), saiba que essa prática é mais comum do se imagina e o principal motivo não é o descaso desse prestador. 

Na verdade, ele não ainda não percebeu que ter um e-mail profissional traz, novamente de maneira quase subliminar, sentimentos de credibilidade, reconhecimento, confiança e segurança para o seu interlocutor/receptor. 

Ao desvincular os e-mails de sua clínica para um e-mail profissional você passa a ter maior controle sobre o fluxo de informações e seu armazenamento, não misturando temas profissionais com pessoais. 

Você pode criar pastas e documentar através delas os temas relacionados a assuntos administrativos da clínica, de clientes, ou de fornecedores, por exemplo.

Você também evita ou dificulta a ação de golpistas para com seus clientes, afinal, hoje é muito comum recebermos “fake mails”, ou seja, e-mails disfarçados, contendo vírus ou outras ações maliciosas, além de faturas falsas em nome da empresa e que buscam lesar as pessoas. É o famoso spam. 

Imagine a dor de cabeça e o impacto para sua reputação se um cliente cair em um golpe que utilizou um e-mail para cobrança simulando sua clínica e/ou seu nome?

No caso, quando você contrata um serviço de hospedagem e detém um domínio para sua clínica e seus e-mails a segurança é elevada, dificultando ações de golpistas e preservando o seu negócio.

Outro ponto interessante no uso do e-mail profissional diz respeito à divulgação de sua marca. O e-mail é uma fonte que propaga o nome de seu negócio, gerando relevância e trazendo valor à sua divulgação como uma ferramenta que gera reconhecimento pelos seus clientes. 

Vamos a um exemplo? Imagine que sua clínica se chama “Sorriso Perfeito”. Você poderia facilmente trilhar quatro caminhos diferentes através de um e-mail padrão dentro da plataforma Google. São eles:

sorrisoperfeito@gmail.com – e-mail genérico com o nome da clínica, que não identifica o receptor. Baixíssimo nível de segurança e um convite a golpistas. 

francisco_sorrisoperfeito@gmail.com – identifica o receptor na empresa, mas continua com um aspecto de credibilidade baixo.  

dr.francisco@gmail.com – pior solução, pois trata o pessoal e o profissional sem distinção, perdendo a chance de divulgação de sua marca.  

dr.francisco@sorrisoperfeito.com – melhor solução: mostra quem é o interlocutor, divulga a marca da clínica e gera credibilidade e confiança para o receptor. 

Ao ler os quatro exemplos acima certamente você pode pontuar sobre aquele que lhe traz uma maior confiança e credibilidade. 

O e-mail profissional, portanto, proporciona visibilidade para sua marca, tanto para quem entra em contato com você, como para quem recebe suas mensagens. 

Nos pequenos a grandes negócios, o e-mail profissional é a solução escolhida para comunicação através dos meios digitais, e se você tem um negócio é melhor começar a prestar a atenção nesse tema!

Outro problema muito comum quando falamos de e-mail profissional diz respeito à falta de conhecimento da maioria sobre o que é necessário para obtê-lo, ou se isso irá demandar grandes investimentos. 

A primeira coisa a se fazer para criar um endereço eletrônico profissional está relacionada à compra de um domínio na internet (o endereço do seu site).

Caso você, já nesse ponto, comece a achar que não precisa de um domínio ou de um site, lembre-se do Google e de todos aqueles clientes procurando um prestador de serviço pela internet.

O registro de um domínio pode variar entre 50 a 100 reais por ano e há vários portais onde você pode adquiri-lo. 

Esse domínio será importante para criar os e-mails profissionais para seu negócio. Feito isso, o próximo passo é contratar um serviço de hospedagem, pois esse é o local de armazenamento de todos os documentos e mensagens enviadas.

Lembramos que para esse serviço também existem diversos portais que oferecem a hospedagem, em planos que variam em tipo e espaço de armazenagem.

O serviço de hospedagem também não demanda grande investimento, podendo ser encontrados pacotes por valores inferiores a 10 reais por mês. 

Dica: se você quer ter um e-mail profissional, mas não sabe como fazer todo esse processo de aquisição de domínio, hospedagem e criação de contas, procure por um profissional freelancer de marketing ou TI.

Certamente isso mitigará o seu investimento e o tempo para aprender a fazer tais processos e você seguirá mais tranquilo e mais seguros com o resultado.