A importância do Silêncio no Consultório Odontológico – o que eu preciso saber!

Para muitas pessoas basta se sentar na cadeira dentista que a mão começa a suar e que a pressão arterial é alterada; basta apenas imaginar o barulho do motorzinho para ficar nervoso, suando frio e com medo do dentista. A ansiedade gerada pelo stress do jaleco branco quando precisamos de tratamento odontológico leva a muitas pessoas a postergarem o tratamento odontológico por medo do desconforto, por vergonha de sua situação de saúde bucal; de modo que a consulta odontológica apresenta uma influencia psíquica que por vezes bloqueia o paciente de buscar por um atendimento preventivo levando o mesmo ao profissional quando os problemas já se encontram em estágio mais avançado culminando em terapias curativas/cirúrgico-restauradora.

 

 

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela ADA (American Dental Association); três em cada dez adultos têm medo de ir ao dentista. Dentre os relatos que trazem o medo ou o aumento da ansiedade está o famigerado “barulho do motorzinho”; a sensação provocada pelo ruído tem efeito imediato nos pacientes frente à associação a algum procedimento que trará desconforto e dor.

 

 

Nesse sentido, a busca for ferramentas e estratégias de manejo do paciente têm sido aplicadas de modo a minimizar os níveis de ansiedade. Pensando nisso, a Dabi Atlante em parceria com a W&H trouxe ao mercado em 2020 um novo conceito em peças de mão através de uma massiva campanha que objetiva a substituição da tradicional alta rotação pneumática e seu elevado nível de ruído por uma linha de motores elétricos que provém tecnologia nos quesitos de nível de ruído; controle de velocidade de rotação e um sistema de iluminação LED.

 

“Cremos que o mercado de Odontologia brasileiro está se modificando e cada vez mais os pacientes demandam de seus dentistas tecnologias que tragam conforto durante o tratamento e nesse sentido o emprego dos motores elétricos traz benefícios diretos à pratica de uma Odontologia de altíssimo nível e com mais confortos para os pacientes” destaca Dr. Francisco Rehder, Gerente de Produtos da marca Dabi Atlante.

 

 

O uso de motor elétrico em substituição às tradicionais turbinas de alta rotação se apresenta como um aparato tecnológico que reduz de maneira quase que completa o nível de ruído durante a execução dos procedimentos odontológicos, trazendo conforto não só para o paciente bem como para os dentistas que diariamente são acometidos por elevados níveis de ruído na pratica de suas atividades, complementa Francisco.

 

 O motor elétrico hoje tem uma característica muito forte e voltada também ao marketing, frente a um mercado tão competitivo na busca por diferencial; a prática de uma odontologia com o advento da ausência do “barulho do motorzinho” é uma poderosa ferramenta de marketing para atrair aqueles pacientes que apresentam medo de ir ao dentista relacionado ao barulho do motor, onde o motor elétrico se torna o ator principal contribuindo no manejo destes pacientes; uma vez que um ambiente mais tranquilo tende a diminuir a ansiedade dos mesmos facilitando a prática odontológica como um todo e a satisfação dos clientes.