Preparos Protéticos-Restauradores na Era dos Fluxos Digitais – o que eu preciso saber!

 

 

Os procedimentos restauradores passaram por uma verdadeira revolução nos últimos anos; e a despeito da evolução dos materiais odontológicos; as técnicas para o registro e captação de preparos bucais através de escaneamento dental ou de modelos elevaram de maneira significativa o detalhamento da terminação protética-restauradora.

 

 Se antes o processo de moldagem com siliconas de adição; transferência para os modelos de gesso para a conseguinte confecção das peças protéticas poderiam levar pequenas perdas de cópia; os modelos digitais elevaram a capacidade de reprodutibilidade ao extremo; de modo que o profissional precisará também de elevar sua criticidade no momento do preparo além da utilização de ferramentas que lhe tragam a acuidade visual e precisão necessárias à execução do procedimento clínico.

 

Nesse sentido, ainda que os motores elétricos tenham em seu principal e reconhecido atributo a redução do nível de ruído; os mesmos, diferentemente das turbinas pneumáticas, apresentam a possibilidade do preciso controle de velocidade de rotação em altíssimo torque, provendo precisão na realização de preparos bucais.

 

 É fato que a diferença na qualidade final do preparo de boca realizados com motores elétricos representa para o profissional ganho de tempo clínico e de refinamento protético-restaurador sem iguais. Comparativamente às turbinas de alta rotação que operam na faixa de 380.000 rpm a um torque médio de 0.16 N.cm, o motor elétrico permite que seja feito o ajuste da rotação que parte de 0 a 200.000 rpm (com contra ângulo multiplicador) a uma potência/torque cinco vezes maior que as tradicionais turbinas pneumáticas. Outra vantagem diz respeito ao fato que os motores elétricos permitem o ajuste da velocidade ideal para melhor desempenho das brocas. Toda broca para preparo bucal apresenta uma velocidade ideal de aplicação, muitas vezes indicado na própria embalagem e que na maioria das vezes pode estar dentro de uma faixa onde a turbina de alta rotação diferentemente irá conseguir operar com precisão. Soma-se ao fato ainda que o motor elétrico proporciona iluminação do campo operatório; permitindo a realização de preparos sob iluminação direta do campo de trabalho; essa elevação do nível de acuidade visual, controle preciso da velocidade de rotação e alto torque também se reflete na qualidade final do tratamento e conseguinte satisfação de seus pacientes.