A lubrificação das peças de mão é um processo que deve ser incentivado entre todos os profissionais, porque tem relação direta com a vida útil dos equipamentos, resultado dos procedimentos e manutenção preventiva - principalmente com o assunto são aparelhos de alta rotação.

Por atingirem níveis de rotação de mais de 400 mil RPM, os rolamentos das alta rotações sofrem um desgaste superficial com o tempo e isso resulta em uma maior vibração na cabeça da turbina, além do aumento do nível do ruído. É aí que entra a importância da lubrificação: manutenção preventiva para evitar o desgaste da peça.

Para garantir os melhores resultados, o procedimento deve ser feito diariamente e é imprescindível o uso de lubrificantes baseados em óleos minerais e que tenham baixa viscosidade. 

Confira o passo a passo para lubrificação correta das suas peças de mão:

1. A lubrificação das peças de mão deve ser realizada antes do processo de esterilização em autoclave, para evitar riscos de contaminação.

2. Remova a peça de mão do terminal e, na sequência, lave e seque o equipamento.

3. Posicione o óleo na vertical e a peça na horizontal. Depois, encaixe firmemente o bico aplicador do óleo no orifício indicado no terminal de conexão. Aplique o fluxo de óleo por 1 ou 2 segundos, mantendo o frasco sempre na posição vertical.

4. Depois disso, encaixe a peça no terminal e acione durante alguns segundos para eliminar o excesso de óleo. Cubra a peça com papel absorvente para remover as sobras do material.

5. Pronto! Agora você já pode selar sua peça de mão em embalagem apropriada e seguir com o processo de esterilização em autoclave.