Além de influenciar diretamente na biossegurança do consultório, a limpeza da sua cadeira odontológica também impacta na confiança e conforto dos seus pacientes. A imagem do local é a primeira coisa que salta aos olhos dos clientes e a limpeza (ou falta dela) tem grande influência nisso.

Reunimos aqui 4 dicas universais para você manter sua cadeira odontológica no melhor estado possível:

Periodicidade

A frequência com que você deve limpar sua cadeira odontológica varia muito de acordo com o ambiente, número de pacientes atendidos por dia e as condições de uso. Independentemente de qualquer fator, o importante é evitar o acúmulo de sujeiras sobre a superfície para garantir a higiene e biossegurança.

Outro fator que implica na frequência da limpeza do consultório é a cor da sua cadeira odontológica. Equipamentos de cores claras demandam higienizações mais constantes e a remoção da sujeira fica mais difícil quando a frequência adotada não é compatível com as condições de uso.

Como limpar

Os fabricantes recomendam que a limpeza do estofamento da cadeira odontológica e do mocho seja feita com uma solução de água e sabão neutro. Você deve friccionar a superfície com esponjas macias ou um pano delicado, para evitar danos ao material.

E lembre-se: nunca deixe resíduo de substâncias na superfície do estofamento para evitar possíveis manchas e degradação.

Produtos para evitar

Você pode utilizar soluções desinfetantes e bactericidas para limpar a cadeira odontológica, mas é importante atentar-se às indicações e formulações dos produtos. Aqui vai uma lista do que você nunca deve utilizar: substâncias com álcool, detergentes que contenham solventes como éter ou solventes para tecido, hipoclorito de sódio e derivados do petróleo. Esses materiais podem manchar e causar degradação da superfícies da cadeira odontológica.

Contato com substâncias odontológicas

Ao longo do dia, são utilizadas inúmeras substâncias químicas em um consultório odontológico. Caso alguma dessas substâncias entre em contato com o estofamento ou superfície dos equipamentos, é importante removê-la imediatamente com pano úmido para evitar possíveis danos ou contaminação.

Seguir as instruções e periodicidade de limpeza aumenta a durabilidade da sua cadeira odontológica e garante mais segurança para o seu consultório, paciente e todos os profissionais que ali trabalham.